Você tem mais de 18 anos?
Publicado em: Novidades

Catharina Sour na Argentina: cervejeiros catarinenses visitam o país hermano para trazer barris de madeira, lúpulos, cervejas e histórias

Catharina Sour na Argentina: cervejeiros catarinenses visitam o país hermano para trazer barris de madeira, lúpulos, cervejas e histórias
02/06/2017 Publicado por: equipe Lohn

As cervejas maturadas em madeira são comuns na Europa e nos EUA há muito tempo, mas no Brasil a técnica que ainda é relativamente nova entre cervejarias, atrai cada vez mais apreciadores.


Juntamente com a cervejaria Blend Bryggeri, a Lohn Bier idealizou a possibilidade de envelhecer cervejas em barris de vinho argentino. E é com essa ideia que Richard Brighenti e Rubens Angeloti, das duas cervejarias, iniciam uma road trip a bordo de uma Defender para a Argentina no dia 4 de junho.  Até o dia 15 a dupla fará uma imersão pelos pampas e vales argentinos em busca do barril perfeito.


A cervejaria Lohn Bier já possui dois prêmios importantes com cervejas envelhecidas em madeira: a Trippel Wood Aged foi medalha de prata no Chile em 2016; e a icônica Carvoeira Wood Aged levou a medalha de ouro no Festival Brasileiro de Cervejas deste ano 2017. ?"A viagem estava sendo programada há semanas e já tínhamos data e roteiro. Aí recebemos o título de Cervejaria do Ano do South Beer Cup 2017, ciceroneado por argentinos. Com certeza nossa passagem pela Argentina deixará ainda mais curiosa nossa busca", diz Richard, sommelier da Lohn. "Os argentinos têm dois estilos catalogados no BJCP: IPA Argenta e Dorada Pampeana.  Vamos buscar referências e o lúpulo argentino e produziremos as cervejas no Brasil com um hermano e maturaremos em barris de madeira de Mendoza. Só não vamos falar de futebol", brinca Richard.


Com algumas dezenas de viagens à Argentina a trabalho e a lazer, Rubens Angelotti, Diretor de Fotografia e cervejeiro da Blend Bryggeri, conhecia os donos de algumas das melhores vinícolas e cervejarias do país vizinho. Por isso ele e Richard participarão de algumas brassagens colaborativas com cervejarias de Mendoza. "Vamos estreitar os laços entre as cervejas criadas às margens da Serra Catarinense e as cervejas criadas às margens da Cordilheira", diz Rubens.

 

A primeira a aceitar o convite foi a Cerveceria Jerome, do cervejeiro Eduardo Maccari, que há 12 anos trabalha com cervejas maturadas em barricas de vinho – e que depois passou pela Ayzem Beer, recém comprada pelo grupo Gepeto Empreendimientos. A Peñon Del Aguila, cerveceria de Cordova, também topou a ideia de produzir uma receita em parceria.


A vinícola Gimenez Rilli, representada por Federico Gimenez Rilli, providenciou os barris que serão utilizados para maturar as cervejas feitas na Argentina e cedeu barris para que em breve as três cervejarias argentinas venham ao Brasil criar três receitas com uma pitada "argentina" nas duas cervejarias catarinenses.


A Gimenez Rilli receberá os "cervejeiros e aventureiros" em sua Casa de Hóspedes, uma espécie de pousada dentro da própria vinícola. A Jerome preparou uma recepção em seu Pub com cervejeiros locais; e a Gepeto Empreendimientos vai oferecer uma degustação com as cervejas catarinenses em um dos seus restaurantes, o Barijho Beer Garden, na cidade de Mendoza.


Juntos os cervejeiros irão desenvolver três receitas distintas - uma com cada cervejaria: uma Catharina Sour com cerejas mendocinas; uma Wit Bier com capim limão; e uma Brown Ale com alfarroba e malte brasileiro.


"A viagem intitulada El Barril estreita os laços entre os cervejeiros vizinhos, mas intensifica ainda mais a ligação que os argentinos têm com o nosso estado, e coloca o extremo Sul catarinense de volta à rota dos hermanos argentinos", conclui Rubens.


"A colaboração é marca registrada dos cervejeiros artesanais, e fazer isso além das nossas fronteiras fortalece ainda mais as cervejarias da nossa região. Uma nova viagem ainda para este ano já está sendo programada para manter aceso o espírito criativo nas cervejarias e trazer novas experiências colaborativas", acrescenta Rubens, que durante a viagem levará sua câmera e um cinegrafista profissional para documentar o passeio – que poderá ser acompanhado pelas contas do Instagram: @elbarrilroadtrip @lohnbier e @blendbryggeri. 


 

  • Seja um
    Fornecedor

    A Lohn Bier ecadastrando fornecedores. Clique abaixo!

    Saiba mais
  • Seja um
    Distribuidor

    A Lohn Bier está expandindo seu mercado de atuação, e a sua cidade pode ser o nosso próximo destino!

    Saiba mais
  • Visitas na
    Fábrica

    Venha conhecer os processos de fabricação e degustar o legítimo sabor da Serra Catarinense.

    Saiba mais