Você tem mais de 18 anos?
Publicado em: Novidades

Cerveja Lager com Pinhão estará na Festa do Pinhão

Cerveja Lager com Pinhão estará na Festa do Pinhão
08/06/2022 Publicado por: Richard Brighenti

Santa Catarina é um estado brasileiro reconhecido por seu povo hospitaleiro, belezas naturais, ampla cultura e gastronomia. Um povo que não perde a oportunidade de se reunir em torno da música, da comida e de uma boa cerveja – a Oktoberfest que o diga. Mas, ela não é a única festa que também se vale da cerveja para celebrar a vida. Em Lages, cidade da serra catarinense, acontece um dos maiores eventos do estado, a Festa Nacional do Pinhão que esse ano celebra a sua 32ª edição. E como Santa Catarina é, portanto, um estado que propõe a celebração pelas cervejas vem da ideia de cervejeiros amigos a proposta de misturar o ingrediente serrano – o pinhão - que dá nome à festa, com a cerveja para uma nova receita. Assim criou-se a Lager Pinhão, colaborativa entre as cervejarias Frost Bier de Lages e Lohn Bier de Lauro Muller.

Há algum tempo conheci o Anderson da Frost Bier, que adicionava pinhão em suas receitas há uns 16 anos. Dissemos um para o outro que faríamos essa cerveja colaborativa, quando dias depois observamos o movimento para mais uma edição da Festa Nacional do Pinhão. Certo de que faríamos uma boa cerveja, nos propusemos a oferecê-la a organização da Festa, que de pronto nos deu oportunidade. Lançamos a cerveja no Mercado Público de Lages e a receptividade foi enorme. É uma cerveja lager com pinhão e um toque sutil defumado, semelhante ao sabor do pinhão sapecado. Conseguimos elaborar uma cerveja leve e muito fácil de beber. O rótulo mostra a gralha azul (ave símbolo da região serrana) e a araucária, (árvore que produz a pinha de onde vem o pinhão); linhas simbólicas no topo do rótulo simbolizam Lages, sua arquitetura, natureza e atividade econômica. Cervejas com ingredientes locais são sempre convidativas e essa cerveja está incrivelmente bem-feita, do líquido ao rótulo.” diz Richard Westphal Brighenti, cervejeiro e sócio da Lohn Bier.

O lançamento aconteceu no último dia 04 de junho para a comunidade presente, autoridades e realeza da Festa. O apresentador de TV e cidadão Lageano, Mario Motta, reconhecido pelo seu trabalho por Santa Catarina, foi surpreendido com a comanda de Patrono da Cerveja com Pinhão.

A 32ª Festa Nacional do Pinhão acontece dos dias 10 a 19 de junho e promete ser uma edição histórica, com uma ampla variedade de atrações musicais e gastronômicas. Com o hiato de dois anos em que a Festa não aconteceu, essa edição está prometendo ser a mais concorrida de toda a sua história pois, nunca até então, a procura por hospedagens e ingressos antecipados foi tão grande. Tanto de catarinenses, brasileiros como dos países limítrofes com o Brasil onde a fama da Festa já se consolidou.

Ainda mais agora, com uma Cerveja (de pinhão) exclusivamente produzida para a Festa.

Anderson Fabiano Varela, da Frost Bier comenta: “Não significa apenas uma simples bebida produzida próximo à sua casa ou sua região, mas um conjunto de símbolos e significados que estão intrinsecamente ligados a nosso território, a nossa cultura e ao povo serrano. A cerveja lager pinhão está relacionada com a paisagem do nosso território, os recursos naturais, o povo que aqui habita e suas tradições”.

A Lager Pinhão que será distribuída no formato chope e garrafas 600ml, estará disponível nos dias de festa nos bares espalhados pelo parque. Ela estará disponível em garrafa nos mais diversos estabelecimentos da cidade de Lages e em todo o Estado de Santa Catarina.

  • Seja um
    Fornecedor

    A Lohn Bier ecadastrando fornecedores. Clique abaixo!

    Saiba mais
  • Seja um
    Distribuidor

    A Lohn Bier está expandindo seu mercado de atuação, e a sua cidade pode ser o nosso próximo destino!

    Saiba mais
  • Visitas na
    Fábrica

    Venha conhecer os processos de fabricação e degustar o legítimo sabor da Serra Catarinense.

    Saiba mais