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Como a oferta de cervejas especiais pode se tornar o diferencial do seu bar
16/01/2019
Vale a pena vender cervejas artesanais? Como escolher as melhores opções? Para ajudar a responder algumas dúvidas comuns de quem possui um bar ou pub e quer potencializar suas vendas, reunimos algumas dicas e informações sobre o mundo das cervejas artesanais que vão ajudar o seu estabelecimento a se destacar no mercado.
Primeiro é preciso entender que o crescimento da oferta e do consumo de cervejas especiais é algo que não pode ser ignorado por quem trabalha com a venda de bebidas. Só em 2018, o número de cervejarias no Brasil cresceu 23% e chegou a 835.
Por isso, vender cervejas artesanais não apenas é acompanhar as tendências do consumidor brasileiro, mas também aumentar as opções do seu cliente - e os motivos que ele tem para escolher o seu estabelecimento em vez do concorrente.
Além disso, a variedade de marcas, estilos e sabores das bebidas artesanais oferece muitas possibilidades de harmonização com os pratos do seu cardápio. E aqui é importante deixar claro que harmonizar não demanda necessariamente de opções gastronômicas elaboradas, petiscos e porções também podem ser combinados com determinadas cervejas. Seu cardápio pode trazer sugestões de harmonização, ou até mesmo opções de combos para auxiliar o cliente na hora de decidir o que escolher.
Cervejas diferenciadas também vão atrair um público mais seleto, que quer “beber menos, mas beber melhor”. Ou seja, consumidores mais exigentes que estão dispostos a pagar mais para apreciar rótulos especiais, o que contribui para aumentar o ticket médio do seu estabelecimento. O público cervejeiro costuma ainda estar aberto a novas experiências. Por isso, apresentar uma carta de cervejas com diversidade de rótulos ajuda a garantir um giro maior do seu estoque.
Mas como promover a venda de cervejas artesanais no seu bar?
Alguns fatores e ações devem ser levados em consideração para garantir que a venda de cervejas artesanais traga bons resultados para o seu estabelecimento:
1. Entenda o seu público e saiba como fidelizá-lo
Conversar com seus clientes e entender suas preferências é o primeiro passo na hora de escolher quais cervejas comercializar. Seu público quer consumir rótulos artesanais no seu bar? Quais estilos ele gostaria de encontrar no seu estabelecimento?
Ter essas informações em mãos é fundamental não apenas para saber quais produtos terão uma saída melhor, mas também para oferecer uma experiência diferenciada para o consumidor. Afinal, entender os desejos do seu cliente demonstra a preocupação da empresa em atendê-lo da melhor forma possível e contribui para que ele continue frequentando seu bar.
2. Promova eventos e encontros sobre cervejas
Festas e cursos são alguns dos eventos que podem ser promovidos no seu estabelecimento para divulgar cervejas e atrair mais clientes. Você também pode fazer parcerias com cervejarias para lançamentos de rótulos.
Esses eventos vão ajudar a fortalecer seu bar não apenas como um local de comercialização de bebidas, mas como um espaço de entretenimento e de informação sobre o mundo cervejeiro.
3. Ofereça cervejas de qualidade
De nada adianta ouvir o público e promover eventos, se o produto oferecido não for de qualidade. Por isso, é preciso muita atenção na hora de escolher quais cervejas artesanais comercializar no seu estabelecimento.
Premiações em concursos cervejeiros podem ser uma forma de selecionar rótulos que possuem qualidade reconhecida e que despertam o interesse do público. Além disso, também é importante pesquisar as opções do mercado, para conhecer as cervejarias, suas práticas e, claro, a variedade de cervejas disponíveis.
A Lohn Bier, por exemplo, oferece desde cervejas mais leves como Pilsen, Hop Lager, Viena e Unfiltered Lager, até rótulos mais complexos como a Barley Wine e a premiada Carvoeira. Além das já clássicas IPA, Weiss e Pale Ale, e também cervejas com ingredientes surpreendentes como as Catharina Sour e a Gose Salicórnia.
Quer saber como comercializar as cervejas da Lohn Bier no seu bar? Fale com a gente.