Você tem mais de 18 anos?
Publicado em: Artigos, Novidades

Green Belly - A cerveja com lúpulos Catarinenses

Green Belly - A cerveja com lúpulos Catarinenses
11/08/2020 Publicado por: Richard Westphal Brighenti, cofundador, sócio e Head Brewer da Lohn Bier

                A Cervejaria Lohn desenvolveu uma cerveja com lúpulos plantados e beneficiados em Santa Catarina. O lançamento da cerveja Green Belly (Barriga Verde em português), nome gentílico aos nascidos no Estado de Santa Catarina, é uma cerveja do estilo Hop Lager que tem destaque no sabor e aroma para os lúpulos, ingrediente importante na fabricação de cervejas.

                De modo geral os lúpulos são responsáveis por duas principais funções nas cervejas: Amargor e Aroma.

A função de amargor é bastante importante para que em algumas cervejas se tenha equilíbrio de seu amargor com o dulçor residual do malte. Em outros casos, o amargor pode ser protagonista e se destacar frente aos outros atributos do malte, como em cervejas intensas tipo IPA, APA e outras.

Já no atributo de aroma, os lúpulos dão um buquet distinto que pode oscilar de cítrico, herbal, ser semelhante à frutas, pinho ou remeter outras flores variadas.

                O projeto da Fazenda Santa Catarina, na serra catarinense, mais especificamente na cidade de Lages e dentro da Cervejaria Santa Catarina da Ambev, possui um viveiro com mudas de lúpulos de varietais distintas, além de dispor de equipamentos para beneficiamento das plantas. Em um galpão estão alocadas a desfolhadeira, a secadora e pelletizadora.   

“Desde o início de 2020, a Cervejaria Santa Catarina da Ambev em Lages está investindo num projeto que visa fomentar a cultura do lúpulo na região serrana de SC. A primeira fase do projeto consiste na implementação de uma lavoura experimental (foto a seguir) de aproximadamente 1 ha, onde serão feitos testes com distintas variedades bem como desenvolvimento de protocolos de manejo e adubação. Além disso, está sendo construido uma planta piloto de beneficiamento de lúpulo, com peladora, secadora, peletizadora e embaladora à vacuo, desenvolvidas com fornecedor nacional. Esta planta tem por objetivo auxiliar no beneficiamento do lúpulo da região, o que deve garantir a qualidade no armazenamento e facilitar o escoamento da produção. A segunda fase visa fomentar a cultura através da agricultura familiar em parceira com Epagri, Udesc, MAPA e Secretaria da Agricultura.” Comenta Felipe Sommer - Projetos Especiais Ambev.

                O uso de lúpulo geralmente acontece em flores ou pellets. Quando colhidos, brevemente podem ser usados ainda em flores, que é uma técnica usada por cervejarias que denominam essas cervejas como Harvest Ales (cervejas da colheita em uma tradução livre). Mas a produção de cervejas é uma atividade que se desenvolve durante os doze meses do ano, sendo necessário tê-los em boas condições em todas as datas do ano. Por isto é super importante que seu beneficiamento aconteça também com os lúpulos plantados no Brasil.

“Quando o Felipe Sommer se apresentou comentando sobre estar em um projeto com lúpulos catarinenses eu pensei, ‘é mais um’. Mas depois de conversar por alguns instantes eu percebi que finalmente teríamos uma cadeia produtiva do início ao fim e não apenas flores como habitualmente vemos há décadas no Brasil. Esta sendo uma grande oportunidade desenvolvermos isto juntos e ficamos super empolgados com o resultado da cerveja Green Belly. ” Destaca Richard Westphal Brighenti, cervejeiro e sommelier.

A receita escolhida para receber os lúpulos catarinenses foi de imediato uma unanimidade. A Lohn já possui Hop Lager que é uma cerveja fácil de beber, democrática e com destaque para os lúpulos, neste caso Norte Americanos. A ideia de substituir apenas os lúpulos foi bem acolhida, assim podemos identificar as reais características dos lúpulos catarinenses até aqui, podendo degustar as duas versões simultaneamente.

“Até pouco tempo falar sobre Produção de lúpulo nacional era algo tão longe da realidade das cervejarias que hoje diante da possibilidade da inserção de Santa Catarina dentro desse mercado, ainda mais incentivando a produção por meio da agricultura familiar, acaba sendo uma iniciativa que movimenta ainda mais um segmento que diariamente busca por inovações. Com soluções economicamente viáveis que trazem benéficos a pequenos produtores com o apoio de uma empresa com grande estrutura.” Comenta Schaiane Junkes, Supervisora de Adega da Lohn Bier.

O rótulo desenvolvido para a cerveja também merece destaque. A predominância verde remetendo ao lúpulo é de imediato bastante óbvia. O nome Green Belly anuncia a denominação de origem, em uma tradução livre Barriga Verde é como denominamos os nascidos em SC. Na parte superior as barras transversais dão alusão ao estaqueamento dos parreirais das plantações de lúpulos e a linha do horizonte com montanhas recortando montanhas assegura que estamos de fato em Santa Catarina.

“O cultivo do lúpulo em âmbito nacional além de movimentar uma parte do tão importante agronegócio, também contribui para o desenvolvimento de produtos com características únicas. Visto que cada região que houver plantio, irá expressar seu terroir no lúpulo, abrindo ainda mais o leque da criatividade na produção de cerveja.” Anthony Bonetti, cervejeiro Lohn Bier.


As cervejas Green Belly foram produzidas com lote limitado e podem ser adquiridas na loja em anexo à fábrica na Rodovia SC 390 em Lauro Muller ou pelo e-commerce no www.lohnbier.com.br/loja . Para maiores informações sobre os lúpulos catarinenses ou sobre nossos produtos também pelas principais redes sócias nos endereços @lohnbier [Lohn Bier]. 


  • Seja um
    Fornecedor

    A Lohn Bier ecadastrando fornecedores. Clique abaixo!

    Saiba mais
  • Seja um
    Distribuidor

    A Lohn Bier está expandindo seu mercado de atuação, e a sua cidade pode ser o nosso próximo destino!

    Saiba mais
  • Visitas na
    Fábrica

    Venha conhecer os processos de fabricação e degustar o legítimo sabor da Serra Catarinense.

    Saiba mais