Você tem mais de 18 anos?
Publicado em: Lohn na Mídia, Novidades

Green Belly, a cerveja com lúpulos catarinenses

Green Belly, a cerveja com lúpulos catarinenses
15/04/2021 Publicado por: RICHARD WESTPHAL BRIGHENTI, COFUNDADOR, SÓCIO E HEAD BREWER DA LOHN BIER

A Green Belly (Barriga Verde, em português - como são chamados os nascidos em Santa Catarina), foi lançada em 2020 e é uma cerveja do estilo Hop Lager que tem destaque no sabor e aroma para os lúpulos, ingrediente importante na fabricação do líquido. Nela são usados três tipos de lúpulos, produzidos a partir de um viveiro com mudas de varietais distintas dentro da Fazenda Santa Catarina, de onde são também doadas para agricultores do planalto catarinense. Mantida pela Ambev, em anexo à Cervejaria Santa Catarina, além de dispor de equipamentos para beneficiamento das plantas, a fazenda conta ainda com um galpão onde estão alocadas a desfolhadeira, a secadora, pelletizadora e embaladora. 


O uso de lúpulo geralmente ocorre com flores ou pellets. Quando colhidos, brevemente podem ser usados ainda em flores, que é uma técnica usada por cervejarias que denominam essas cervejas como Harvest Ales (cervejas da colheita, em tradução livre). Mas, a produção de cervejas é uma atividade que se desenvolve durante todo o ano, sendo necessário tê-los em boas condições durante os doze meses. Por isso é super importante que seu beneficiamento ocorra com os lúpulos plantados no Brasil. A receita escolhida para receber os lúpulos catarinenses foi de imediato uma unanimidade. A Hop Lager que é uma cerveja fácil de beber, democrática e com destaque para os lúpulos catarinenses, ressaltando suas características de aroma e amargor.  


“Até pouco tempo falar sobre a produção de lúpulo nacional era algo longe da realidade para as cervejarias. Estar longe da latitude ideal como preconizam as bibliografias era desanimador, mas no Brasil é um país com dimensões continentais e existem micro-climas. Com o projeto na Serra Catarinense, agora temos a oportunidade de fazer parte de uma cadeia produtiva do início ao fim, e não apenas com flores, como vemos há décadas no Brasil. Estamos super empolgados com o resultado da cerveja Green Belly. As pessoas que quiserem entender a qualidade dos lúpulos brasileiros podem consumir a cerveja Hop Lager da Lohn com lúpulos americanos e compará-la com a Green Belly que usa absolutamente a mesma receita e processos, com a única distinção dos lúpulos catarinenses”, destaca Richard Westphal Brighenti, cervejeiro e sommelier.


A cerveja é uma lager contemporânea, do tipo Hop Lager com os lúpulos em primeiro plano no aroma e paladar, pois são 16 IBUs (unidade internacional de amargor). Com apenas 4,2% ABV ela é bastante refrescante e leve, o que atribui a ela bastante drinkability. Ideal para ser consumida em casa para acompanhar um bom livro ou boa música, ou até em ocasiões de encontro de longos períodos, como churrascos e festas em geral. Harmoniza com carnes brancas pelo atributo de corte, com queijos curados pelo atributo de semelhança e vai muito bem com sobremesas pelo atributo de contraste.


O rótulo desenvolvido para a cerveja também merece uma atenção especial. Todo o contexto nos traz a Santa Catarina, desde a predominância da cor verde que remete ao lúpulo, até a parte superior com barras transversais que dão alusão ao estaqueamento dos parreirais das plantações de lúpulos, além da linha do horizonte com recortes de montanhas, características do Estado. Além é claro da denominação Barriga Verde, o gentílico dos nascidos em Santa Catarina. Green Belly é catarinense até no nome. 


Quebre o Ciclo!



  • Seja um
    Fornecedor

    A Lohn Bier ecadastrando fornecedores. Clique abaixo!

    Saiba mais
  • Seja um
    Distribuidor

    A Lohn Bier está expandindo seu mercado de atuação, e a sua cidade pode ser o nosso próximo destino!

    Saiba mais
  • Visitas na
    Fábrica

    Venha conhecer os processos de fabricação e degustar o legítimo sabor da Serra Catarinense.

    Saiba mais