Que tal conhecer um pouco mais de cada uma das cervejas da Lohn Bier? A partir de agora, você confere todos os meses aqui no blog da Lohn um texto especial com características, prêmios e curiosidades de cada um dos rótulos da cervejaria.
E a primeira #LohnDoMês não podia ser outra senão a Carvoeira. A nossa ‘menina dos olhos’ não é só a cerveja mais premiada da Lohn, mas também o rótulo brasileiro com mais medalhas e premiações em 2017.
Neste texto você vai saber um pouco mais sobre a nossa Imperial Stout que conquistou o mundo, sobre a versão envelhecida em barris de carvalho e sobre as novas versões da Carvoeira.
História
Lançada no mercado em 2015, a Carvoeira nasceu de uma parceria inédita da Lohn com a Random/ drei Adler - nanocervejaria dos irmãos Daniel e Diogo Ropelato, que desenvolveram a receita que originou a cerveja.
O nome Carvoeira vem da atividade carbonífera, característica não só da cidade de Lauro Müller, onde se encontra a cervejaria, mas de toda a região Sul de Santa Catarina.
“A Carvoeira é uma cerveja icônica para nós. Por muito tempo em alguns estados a Carvoeira representou mais a Lohn do que a própria marca. As pessoas ouvem sobre a Lohn e logo lembram da Carvoeira”, destaca o cervejeiro e beer sommelier da Lohn Bier, Richard Brighenti.
Confira um pouco mais da história da Carvoeira no vídeo da Confraria do RR
Ingredientes e características
A Carvoeira da Lohn leva em sua composição: água, malte, candy sugar, lúpulo (challenger), funghi secchi, cumarú e levedura.
Com nove grãos - seis maltes e três não maltados - e destaque para a presença dos cogumelos secos italianos e do cumarú, conhecido como a 'baunilha da amazônia’, a Carvoeira tem a combinação perfeita entre lúpulo inglês, grãos brasileiros e sabores exóticos.
A Carvoeira possui teor alcoólico de 9,5% Vol. e amargor de 60 IBU e é definida como uma cerveja forte escura do tipo Imperial Stout, densa, complexa com notas amadeiradas e aroma de baunilha.
Harmonização
A principal harmonização da Carvoeira é com sobremesas à base de de chocolate, de banana ou caramelizadas, como creme brulée, pudim de leite, cheesecake, appfelstrudel, tortas de frutas e sorvetes.
Por conta da característica terrosa do funghi secchi, a cerveja também harmoniza com pratos salgados como carnes de caça, carnes vermelhas mais intensas, queijos duros bem maturados e presunto cru.
Prêmios
A Carvoeira possui 10 prêmios nacionais e internacionais em sua história. Sete das medalhas foram conquistadas em 2017, o que fez da cerveja o rótulo brasileiro mais premiado do ano.
Entre as principais conquistas da Carvoeira estão a de melhor do Brasil na categoria Flavoured Herb and Spices do World Beer Awards; o primeiro lugar no Mondial de la Bière Rio 2017 e a Medalha de Ouro no Brussels Beer na categoria Flavoured Herb and Spices.
As demais medalhas da carvoeira são:
- Prata na Copa Cervezas de America GCA 2016, na South Beer Cup 2016, na Copa Cervezas de America GCA 2016 (pela versão Lata-Nitro).
- Bronze no South Beer Cup 2016, no Brussels Beer Challenge 2016, no European Beer Star 2017 e na Copa da Cerveja POA 2017.
Carvoeira Wood Aged
No final de 2016 a Lohn Bier lançou a Carvoeira Wood Aged, uma versão envelhecida em barris de madeira. A cerveja é maturada por um período que varia de 6 a 9 meses em barril de Amburama.
A Carvoeira Wood Aged já conquistou três prêmios: ouro na categoria Hybrid/Mixed Wood and Barrel Aged do Concurso Brasileiro de Cervejas 2017; bronze na categoria Specialty Wood-Aged Beer da Copa Latinoamericana de Cervezas Artezanales 2017 e bronze na categoria Wood Beer da Copa Cervezas de America GCA 2017.
Novas versões
Uma das maiores novidades da Lohn em 2018 é o lançamento de três novas versões da Carvoeira: com café, com cacau e com pimenta, disponíveis apenas no formato de chope.
- Carvoeira com Café - Para esta versão da Carvoeira, foi utilizada uma técnica recém publicada por baristas americanos e seguida por baristas brasileiros em que os grãos do café são congelados antes de serem moídos. Essa prática assegura mais aromas para o café. O café bourbon foi usado na cerveja em duas versões, 20% verde e 80% torrado.
- Carvoeira com Cacau - A versão tradicional da Carvoeira já possui a percepção de chocolate bastante evidente por conta do Candy Sugar, caramelo estilo belga que é feito a partir do açúcar. A nova versão leva cacau brasileiro, adicionado na maturação da cerveja.
- Carvoeira com Pimenta - Esta versão da Carvoeira tem adição de uma pimenta mexicana chamada Chili de Arbol. A pimenta tem média força de ardência,que surgirá de forma crescente no final do gole até se estabilizar suavizada pela licorosidade da Carvoeira.
Onde comprar
Você pode comprar as cervejas Carvoeira e Carvoeira Wood Aged na Lohn Store - anexa à fábrica da Lohn Bier -, em supermercados, e claro, na nossa loja online. Já as versões com Pimenta, com Café e com Cacau são comercializadas no formato chope pelos distribuidores da Lohn Bier e estarão no Festival Brasileiro da Cerveja, que será realizado de 7 a 10 de março em Blumenau.
Acesse a loja online e garanta já a sua Carvoeira da Lohn Bier